
O Segredo Para Lutar Contra a Ansiedade
Bem, vou lhes contar uma história com uma reviravolta. Esta história de fato aconteceu comigo há 35 anos atrás. Mas vou reconta-la como uma parábola. Ela realmente aconteceu, mas é uma parábola. Ela teve um impacto tal na minha vida que me recordo dela até hoje. E ela foi planejada por Deus – para mim e espero que para você – com o objetivo de nos instruir sobre a ansiedade e nos ajudar a vivermos mais livres dos efeitos da ansiedade, tão incapacitantes e prejudiciais ao nosso testemunho.
PARÁBOLA DO CARTÃO MASTERCARD PERDIDO
Naquela época em que eu e minha esposa tínhamos nossos 30 anos, com três filhos naquela época (nós tivemos 5), as finanças eram realmente apertadas. Nosso orçamento estava estourado no final de vários meses, e eu sabia que tinha que tomar uma iniciativa e fazer algo a respeito.
Participamos de uma palestra em nossa igreja e descobrimos que o culpado era o Mastercard, que usávamos naqueles dias. Não conseguíamos ganhar mais do que o que estávamos gastando com ele, então o cortamos em pedaços. Na verdade, nós guardamos um cartão.
E aquilo funcionou de verdade. Paramos de usar o cartão de crédito, pagando tudo com dinheiro ou cheque, e assim agora conseguíamos dizer quanto havia em nossa conta bancária.
Agora, eu ainda carregava esse Mastercard, embora nunca o tenha usado novamente. Nós o levamos para a Califórnia em nossas férias familiares, e eu o perdi (nota do tradutor: nos EUA, muitos cartões não precisam de senha para serem usados; é só assinar a nota...). Eu não tinha ideia de onde ele estava. Poderia estar no show de focas no SeaWorld, ou poderia estar numa barraca de frutas em Tijuana, onde cruzamos a fronteira com o México. Poderia estar em Coronado, na Califórnia – onde a areia é de ouro de verdade e os apartamentos são vendidos são vendidos por quase 1 milhão de reais (estávamos nadando lá, e não comprando).
A coisa maravilhosa naquela época é que eu não me preocupei com a perda de forma nenhuma. Agora, imagine você, isto não é natural para mim. Sou, por natureza, um pessimista. Pergunte à minha esposa.
Sob circunstâncias normais, eu já teria concluído que alguém havia usado nosso cartão até o limite, e que estávamos em grandes apuros. Eu normalmente ficaria furioso comigo mesmo ou com minha família. Eu iria descontar em alguém minha frustração indiretamente. Eu iria, é claro, tentar descobrir algum propósito divino para Deus estar fazendo aquilo e tentar lutar para ser feliz, porque eu sou um Cristão Hedonista, e eu tenho que ser feliz.
Mas desta vez foi diferente. Eu não me preocupei com nada daquilo. Não fiquei bravo com ninguém. Nunca senti nenhuma ponta de frustração. Me diverti por toda a viagem, estava muito feliz. Que vitória! Todo o tempo em que o cartão esteve perdido, eu cuidei das minhas coisas normalmente. Eu confiei em Deus. Eu amei minha família.
Quando voltei das minhas férias, havia um envelope de um antigo professor meu que eu havia visitado naquela viagem. Ele encontrara o cartão no tapete de seu carro e me devolveu dentro daquela carta.
Você quer saber qual foi o segredo da minha felicidade? EU NÃO SABIA QUE TINHA PERDIDO O CARTÃO! Nem olhei na minha carteira. Não sabia que ele havia desaparecido. Eu fiquei ali parado, segurando o cartão e rindo. Eu pensei: “Imagine como eu ficaria mal-humorado se eu soubesse que havia perdido isso...”
Pense em como eu ficaria tão deprimido – e preocupado e bravo e frustrado e irritado. Deus estava me dando cobertura o tempo todo. O cartão estaria seguindo seu caminho com segurança para Mineápolis, e toda minha ansiedade seria inútil. Todo o dano que eu teria infligido às pessoas seria absolutamente desnecessário porque tudo estava muito bem sob controle. Agora eu pergunto, esta história não contém uma parábola para mim? É claro que tem.
Interpretando a parábola
Assim que descobrimos que temos um problema, Deus já está trabalhando nele, e a solução já está a caminho.
Não será sempre tão fácil assim ou livre de dificuldades, mas Deus está sempre trabalhando com uma solução que já está a caminho. Tenho visto isso acontecer vezes e vezes na minha vida. A carta chega com a solução de algum problema, mas no dia anterior eu estava desencorajado e abatido – desconhecendo que a carta já estava a caminho.
Se nós acreditamos no Deus de Romanos 8:28 – que o nosso soberano Deus opera todas as coisas para o bem daqueles que o amam, daqueles que são chamados segundo o seu propósito – se nós acreditamos neste Deus, nós nos lembraremos que no momento em que sabemos que existe um problema, Deus já está trabalhando nele. Sua solução está a caminho.
Sim, ele já está trabalhando nisto antes que aconteça. Está encaixado num plano para nosso bem, por isso, não se estresse; lance sobre Ele todas as suas ansiedades. Elas são tão desnecessárias quanto as minhas seriam para o Mastercard perdido.
- ‧ - ‧ -
John Piper ♦ Pastor (Founder & Teacher)
DesiringGod.org